O microbiota intestinal exerce um papel chave na regulação do funcionamento do organismo, produzindo vitaminas, aminoácidos essenciais, reguladores metabólicos, e ainda, é capaz de influenciar a saciedade. A qualidade de microorganismos, a sua quantidade e proporcionalidade no intestino pode determinar a suscetibilidade para aumentar de peso.

A falta de algumas bactérias, o excesso de outras ou até a menor diversidade, estão associadas a doenças metabólicas como obesidade, diabetes, cancro, doenças cardiovasculares, doença mental entre outras. A evidência científica que nos mostra que para além do papel chave da microbiota intestinal no processo digestivo, esta tem também um papel determinante na regulação do apetite.

Estudos populacionais, como o MetaHIT, mostram que em indivíduos obesos existe menor presença de bactérias produtoras de ClpB, uma proteína reguladora do apetite.

Esta proteína apresenta semelhança com a alfa-MSH, exercendo efeitos anorexigénicos.

Neste webinar, centrado na gestão de peso, na perda de peso, falaremos da obesidade do ponto de vista médico, das estratégias de intervenção, do papel do microbiota intestinal na obesidade e muito particularmente serão apresentados dados recentes do papel do microbiota na regulação do apetite, podendo deste modo constituir mais uma ferramenta terapêutica no controlo do peso.

Programa

  • Prof.ª Doutora Rosário Monteiro: Intervenção precoce na pré-obesidade/obesidade e patologias crónicas relacionadas
  • Dr. Miguel Vasques: Homeostasia calórica: revisão e perspetivas
  • Prof.ª Doutora Conceição Calhau: Microbiota intestinal - o novo alvo terapêutico na gestão de peso

Para certificação ou outras informações, envie-nos um Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. com os seus dados.


Prof.ª Doutora Conceição Calhau
Prof.ª Doutora Conceição Calhau

Professora associada com agregação e coordenadora da Licenciatura Ciências da Nutrição na NOVA Medical School, Faculdade de Ciências Médicas, Universidade Nova de Lisboa.

Moderador

Dr. Miguel Vasques
Dr. Miguel Vasques

Endocrinologista no Hospital Curry Cabral.
Professor convidado na NOVA Medical School, Faculdade de Ciências Médicas, Universidade Nova de Lisboa.

Prof.ª Doutora Rosário Monteiro
Prof.ª Doutora Rosário Monteiro

Assistente de Medicina Geral e Familiar, UCSP Vila Meã, ACeS Baixo Tâmega.
Professora auxiliar convidada com agregação na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.