O projeto “Otimização do Bloco Operatório” da responsabilidade da APAH e do NOVA health & analytics lab da Universidade Nova de Lisboa e que conta com o apoio da Bayer, visa aprofundar possíveis formas de intervir no workflow e melhorar a eficiência do Bloco Operatório através de novas abordagens centradas na humanização para o doente e na otimização operacional para o hospital.

Um exemplo de otimização do bloco operatório na área da Oftalmologia é o caso das injeções intravítreas. As injeções intravítreas podem ser feitas em ambiente de bloco operatório ou em ambiente de sala limpa, o que pode ter diferentes implicações de segurança e conforto para o doente, bem como de gestão e otimização de recursos para o hospital.

Este webinar pretende assim discutir quais as vantagens e desvantagens parte a parte neste caso específico das injeções intravítreas, juntando para o efeito Administradores Hospitalares e Médicos Oftalmologistas.

Prof. Doutor Guilherme Victorino
Prof. Doutor Guilherme Victorino

Moderador

NOVA IMS

É atualmente professor auxiliar convidado na NOVA IMS nas áreas de Inovação, Gestão da Mudança e do Conhecimento e coordena a Pós Graduação em Gestão de Informação e BI na Saúde. É ainda coordenador do curso de Design Thinking da Escola Doutoral da Universidade Nova de Lisboa acompanhando alunos de doutoramento em processos de inovação disruptiva.

Como consultor e formador certificado em Design Thinking e Change Management tem tido oportunidade de trabalhar novas abordagens à inovação e à gestão da mudança em empresas de referência em Portugal, Brasil, EUA e Austrália em desafios organizacionais específicos ao nível operacional, desenho de novos produtos e redesenho organizacional e de processos.

Como executivo tem uma carreira de mais de 15 anos nos setores da Saúde, Media e Telecomunicações tendo sido Vogal da Comissão Executiva do SAMS Prestação Integrada de Cuidados de Saúde, Diretor de Marketing do Grupo Lusíadas Saúde e Assessor Principal no Ministério da Saúde (ACSS, IGIF e Unidade de Missão Hospitais SA).

https://www.guilhermevictorino.com/

Professor Rufino Silva
Prof. Doutor Rufino Silva

CHUC

Professor Associado de Oftalmologia na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra.
Chefe da Secção de Retina Médica e Neuroftalmologia do Serviço de Oftalmologia, Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC)

 Professor José Caiado
Professor José Caiado

NOVA IMS

Professor auxiliar convidado na NOVA IMS.
Licenciado em Gestão de Empresas, pelo ISG em (1991) e frequência em diversos cursos de especialização em Gestão. Desempenha atualmente o cargo de Vogal da Comissão Executiva do SAMS PICS. Anteriormente foi Presidente do Conselho Diretivo da ACSS, Vogal Executivo do Conselho de Administração do Centro Hospitalar Lisboa Norte, EPE ( Sta Maria e Pulido Valente), Vogal Executivo do Hospital Fernando da Fonseca, EPE, Vogal do Conselho Diretivo da Administração Central do Sistema de Saúde e Vogal Executivo do Instituto de Gestão Informática e Financeira da Saúde. Desempenhou igualmente, a título de exemplo, o cargo de Adjunto da Unidade de Missão dos Hospitais SA, para a área do Planeamento e Controlo de Gestão e foi Diretor Financeiro durante mais de 10 anos em empresas privadas no setor dos Transportes.

 Prof.ª Doutora Catarina Baptista
Prof.ª Doutora Catarina Baptista

APAH

Doutorada em Biologia Molecular pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, é pós-graduada em Administração Hospitalar pela Escola Nacional de Saúde Pública e em Monitorização de Ensaios Clínicos pela Escola de Ciências e Tecnologias da Saúde.
Atualmente é Vogal da Direção da APAH e Vogal do Concelho de Administração do HCV.