A pandemia por COVID-19 veio a alterar a forma como sempre vivemos. O panorama tem sofrido constantes evoluções, umas negativas como o aparecimento de novas estirpes, outras positivas como seja o desenvolvimento de vacinas que combatem o SARS-CoV-2. Com estas mudanças, surgem sentimentos díspares por parte da população – de um lado o medo, do outro a vontade de retomar a vida tal como era. Perante este contexto, urge uma boa adaptação baseada em informação fidedigna que garanta a confiança por parte das pessoas. 

Neste webinar serão abordadas as novas estirpes do coronavírus, com a indicação do que existe de novo e o respetivo impacto na comunidade, mas também o impacto da pandemia na saúde global dos portugueses, onde têm lugar as doenças não-COVID-19, os novos diagnósticos e o seguimento de doenças crónicas. Será respondida a questão se o tempo necessário para vacinar/imunizar a população mundial será compatível com a evolução natural do vírus e o aparecimento de novas estirpes, potencialmente mais contagiosas/mais patogénicas/mais resistentes. 

Qual a eficácia nas novas estirpes? Que cuidados deveremos continuar a ter? Para quando a imunidade de grupo? Em que se traduz, para a comunidade, esta imunidade de grupo? Durante quanto tempo durará a imunidade conferida pelas vacinas, quais as próximas vacinas a serem autorizadas na Europa e no resto do mundo? Poderemos voltar a ter uma vida normal, ou doravante a máscara fará parte do nosso dia-a-dia? Eis outras questões, desta feita relacionadas com a vacinação, que serão respondidas nesta sessão.

Faz sentido compararmos as diferentes vacinas? Esclarecimento de eventuais medos/receios da população em relação às vacinas

E, no que diz respeito, ao processo de vacinação em ambulatório, será focado o papel da Medicina Geral e Familiar, assim como a forma como decorrem os contactos na comunidade, quem é considerado prioritário e como é feito o acompanhamento do processo de vacinação. 

 

Dirigido a profissionais de saúde e ao público em geral, este webinar será transmitido em direto no Facebook da News Farma, no dia 8 de abril, às 21h00. 


João Moleira
João Moleira

Moderador

Prof. Doutor Pedro Simas
Prof. Doutor Pedro Simas

Investigador Principal do Instituto de Medicina Molecular da Universidade de Lisboa

Prof. Doutor Júlio Machado Vaz
Prof. Doutor Júlio Machado Vaz

Psiquiatra, Professor universitário

Dr. António Diniz
Dr. António Diniz

Coordenador da Unidade de Imunodeficiência, Centro Hospitalar Lisboa Norte

Pedro Fonte
Dr. Pedro Fonte

Especialista de Medicina Geral e Familiar, USF Minho

Prof. Doutor João Carlos Winck
Prof. Doutor João Carlos Winck

Presidente do Grupo de Ventilação Não-Invasiva da ERS