O doente de risco cardiovascular e a Covid-19 - Presente e Futuro


A presença de comorbilidades, nomeadamente patologia cardiovascular e diabetes mellitus parecem ser inequívocos fatores de risco para um pior prognóstico1.

Neste contexto, a Daiichi-Sankyo organiza, às 21h00 de dia 6 de abril, em direto e via streaming, uma sessão de debate com moderação do Prof. Doutor Filipe Froes e intervenção da Prof.ª Doutora Cristina Gavina e do Prof. Doutor Davide Carvalho, representantes das Sociedades Portuguesas de Cardiologia e de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo.

O webinar incluirá também a perspetiva das associações de doentes, com a participação do Prof. Doutor João Filipe Raposo, da Associação Protectora dos Diabéticos de Portugual (APDP), e do Dr. Luís Filipe Pereira, da Associação de Apoio aos Doentes com Insuficiência Cardíaca (AADIC).

1Silva et al. 2020. Da emergência de um novo vírus humano à disseminação global de uma nova doença— Doença por Coronavírus 2019 (COVID-19). COVID-19: Prognóstico. Unidade de Doenças Emergentes, Serviço de Doenças Infeciosas, Centro Hospitalar Universitário de São João e EPIUnit, Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto.

 

PROF. DOUTOR  FILIPE FROES MODERADOR
PROF. DOUTOR FILIPE FROES

Coordenador do Gabinete de Crise da Ordem dos Médicos para a COVID-19. Coordenador da Unidade de Cuidados Intensivos Médico-Cirúrgicos do Hospital Pulido Valente. Coordenador da Comissão de trabalho de Infecciologia respiratória da Sociedade Portuguesa de Pneumologia.

PROF. ª DOUTORA  CRISTINA GAVINA
PROF. ª DOUTORA CRISTINA GAVINA

Vice-presidente na Sociedade Portuguesa de Cardiologia. Diretora do Departamento de Medicina e Serviço de Cardiologia da Unidade Local de Saúde de Matosinhos (ULSM) - Hospital Pedro Hispano. Docente na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.

PROF. DOUTOR  DAVIDE CARVALHO
PROF. DOUTOR DAVIDE CARVALHO

Presidente da Sociedade Portuguesa de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo (SPEDM) e membro de outras sociedades internacionais ligadas à mesma área. Diretor do Serviço de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo do Centro Hospitalar Universitário São João do Porto. Professor Associado na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e Investigador Principal no i3S-UP.

PROF. DOUTOR JOÃO FILIPE RAPOSO
PROF. DOUTOR JOÃO FILIPE RAPOSO

Presidente eleito da Sociedade Portuguesa de Diabetologia e Diretor Clínico da Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP). Professor Auxiliar Convidado no Departamento de Saúde Pública da Faculdade Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa. Médico no Instituto Português de Oncologia de Lisboa.

DR. LUÍS FILIPE PEREIRA
DR. LUÍS FILIPE PEREIRA

Presidente da Associação de Apoio aos Doentes com Insuficiência Cardíaca (AADIC), ex-ministro da Saúde e membro do governo noutras áreas. Ex-presidente do Conselho Económico e Social. Economista e gestor.

.


Apoios