Medicina Geral e Familiar na Era do COVID-19: Respostas ao Desafio


 

A Medicina Geral e Familiar (MGF) é a especialidade médica que tem como base o estabelecimento de uma relação de proximidade com a população em geral. Neste contexto de pandemia, a MGF é uma importante peça da engrenagem no apoio ao tratamento dos casos não internados de infeção por COVID-19. Por outro lado, é também o apoio de todos aqueles sem infeção COVID-19, mas que vivem diariamente com doença crónica, como a diabetes, a doença cardiovascular ou renal, e cancro.

Assim, dadas as circunstâncias, como é que a MGF tem conseguido manter o contacto de proximidade com as pessoas? Globalmente, como é que a MGF se tem adaptado às condicionantes e aos desafios diários? Quais os principais medos e preocupações destes profissionais de saúde?

Sendo este um período de constante incerteza, a Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar e a News Farma, com o apoio da Bial, juntam-se na organização deste webinar, que contará com os testemunhos de três especialistas de MGF sobre as respetivas realidades da prática clínica diária e com o debate sobre as abordagens adotadas para os diferentes grupos de doentes (COVID-19 e não-COVID-19). Durante a conversa virtual, aberta a profissionais de saúde e todos os interessados, haverá também espaço para a troca de ideias e de possíveis estratégias a implementar num futuro próximo.

 


Ana Branquinho
Ana Branquinho
Moderadora
News Farma
Dr. Rui Nogueira
Dr. Rui Nogueira

Presidente da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar. Médico de Família na USF Norton de Matos, Coimbra. Coordenador de Internato MGF Região Centro

Dr.ª Ana Barata
Dr.ª Ana Barata

Médica de Família, UCSP António Arnaut. Membro da Direção Nacional da APMGF (Coordenadora do Departamento de Internos e Jovens Médicos de Família). Membro do conselho executivo da WONCA (representante mundial dos jovens Médicos de Família)

Dr. Eurico A. R. Silva
Dr. Eurico A. R. Silva

Médico de Família, USF João Semana - Ovar