Perante a falta de evidência científica consolidada sobre a COVID-19 e aqui, em especial, sobre a sua interação com a doença alérgica, a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica vem dar resposta às dúvidas deste grupo de doentes, esclarecendo como o acompanhamento próximo às pessoas que vivem com alergias se irá manter.

Tendo em consideração os casos de doença crónica, de doença controlada e de doença em idade pediátrica, será explicada a estratificação de risco por grupo de doenças; a aplicação prática da telemedicina e a gestão das consultas em hospital de dia.

Quatro membros da SPAIC, especialistas que tratam a doença alérgica, irão partilhar e ponderar sobre estas questões, trazendo para esta conversa virtual assuntos como:

  • as recomendações da SPAIC
  • os conselhos dirigidos à população
  • o impacto do adiamento das consultas hospitalares e das transferências inter-hospitalares
  • o impacto psicológico da pandemia

 


 

Catarina Jerónimo
Catarina Jerónimo
Moderadora
News Farma
Prof. Doutor Manuel Branco Ferreira
Prof. Doutor Manuel Branco Ferreira

Médico (1990) e Doutor em Medicina/Imunologia Clínica pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. Professor de Medicina/Imunologia Clínica e Imunoalergologia da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. Assistente Hospitalar Graduado do Serviço de Imunoalergologia do Hospital de Santa Maria/Centro Hospitalar Lisboa Norte e responsável pelo setor de internamento do Serviço de Imunoalergologia. Presidente Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica.

Dr.ª Ana Morête
Dr.ª Ana Morête

Assistente Hospitalar Graduada Imunoalergologia do Centro Hospitalar Baixo Vouga. Diretora do Serviço de Imunoalergologia do Centro Hospitalar Baixo Vouga. Vice-Presidente Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica.

Dr. José Alberto Ferreira
Dr. José Alberto Ferreira

Assistente Hospitalar Graduado de Imunoalergologia no Serviço de Imunoalergologia do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia / Espinho, E.P.E. Vice-Presidente da Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica.

Prof. Doutor Pedro Carreiro Martins
Prof. Doutor Pedro Carreiro Martins

Assistente Graduado em Imunoalergologia no Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central. Professor Auxiliar da Nova Medical School. Regente das Unidades Curriculares de Imunoalergologia do Mestrado Integrado em Medicina e de Fisiopatologia da Licenciatura em Ciências da Nutrição. Vice-Presidente da SPAIC e Editor Chefe da Revista European Annals of Allergy and Clinical Immunology.