A situação de pandemia provocou mudanças no acompanhamento dos doentes com cancro do pulmão, tendo impactado não só o diagnóstico como a abordagem terapêutica e o acesso aos melhores cuidados.

No momento em que acontece a retoma dos serviços e do funcionamento das unidades de saúde, existem muitas dúvidas e receios por parte dos doentes. Consciente destas questões e da urgência de as ver respondidas, a Associação Pulmonale promove o webinar com o tema: “Tratamento do Doente com Cancro do Pulmão: Regresso aos melhores cuidados”, composto por um grupo multidisciplinar de especialistas, de diferentes regiões do país, que dará conta de como este processo de regresso está a ser gerido. 

  • O que podem os doentes esperar? 
  • Que garantias serão dadas aos doentes que voltarão a ter acesso às terapêuticas state of the art e aos melhores cuidados? 
  • Qual a responsabilidade do doente na gestão da sua doença? 
  • Como podem as associações ajudar a melhorar a literacia dos doentes por forma dotá-los de uma maior capacidade de exigência de melhores práticas? 
  • Como gerir os receios dos doentes e prestar apoio psicológico ?

Estas são algumas das questões levadas para o seio desta discussão virtual, pensada na perspetiva não só do doente, mas dos seus familiares e cuidadores e aberta a toda a comunidade.

 


 

Catarina Jerónimo
Catarina Jerónimo
Moderadora
News Farma
Dr.ª Isabel Magalhães
Dr.ª Isabel Magalhães

Presidente da Associação Pulmonale. Licenciada em Economia pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Com grande apetência e participação em iniciativas da sociedade civil, desde a primeira hora da Pulmonale, colaborou ativamente com o Prof. António Araújo, fundador e primeiro presidente desta associação dedicada ao apoio de todos os que padecem do cancro de pulmão. Assume desde abril de 2017 a presidência desta IPSS.

Dr.ª Teresa Almodovar
Dr.ª Teresa Almodovar

Pneumologista no IPO Lisboa. Presidente do Grupo de Estudos do Cancro do Pulmão. Responsável pela área do Tratamento de Cancro do Pulmão no IPO de Lisboa. Licenciada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa.

Dr. Júlio Oliveira
Dr. Júlio Oliveira

Oncologista no IPO Porto. Membro da Direção da Sociedade Portuguesa de Oncologia. Licenciado em Medicina pelo Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar – Universidade do Porto (ICBAS-UP). Especializado em Oncologia Médica e Farmacologia Clínica. Estudante do programa doutoral em Ciências Médicas do ICBAS-UP, encontrando-se a desenvolver investigação no campo da imuno-oncologia.

Dr. Fernando Barata
Dr. Fernando Barata

Pneumologista no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra. Ex-Presidente do Colégio de Pneumologia da Ordem dos Médicos. Ex-Presidente do Grupo de Estudos do Cancro do Pulmão.

Prof. Doutor Eduardo Carqueja
Prof. Doutor Eduardo Carqueja

Diretor do Serviço de Psicologia do Centro Hospitalar Universitário de São João (CHSJ), responsável na consulta de cuidados paliativos na mesma instituição. Presidente da Sociedade Portuguesa de Estudos em Psicologia Oncológica.