NULL


 

Mais de dois meses se passaram desde que foi confirmado o primeiro caso de COVID-19 em Portugal. Um diagnóstico que foi o rastilho de uma mudança global. A voragem do tempo e das notícias, a adaptação a contra-relógio exigida ao Serviço Nacional de Saúde, a instalação de um Estado de Emergência nunca antes decretado no país e a mudança súbita das nossas rotinas e na forma como nos relacionamos, está a deixar marcas no que pressuponhamos ser como certo. A COVID-19 veio desafiar a ciência, alterar a prática de medicina, testar os sistemas de saúde e a todos exigir uma capacidade de resiliência mental, cujos efeitos ainda iremos entender. Perante uma fase mais madura da pandemia e da descompressão necessária para a reativação de uma vida em sociedade, levantam-se questões:

  • De que forma a experiência dos últimos meses nos equipou para fazer face a uma possível segunda vaga?
  • Quais as opções mais seguras e fiáveis que a ciência e a medicina nos podem dar até chegar a vacina?
  • Como fica a saúde mental coletiva e pessoal, após desgaste provocado pelo confinamento, pela exaustão e pela incerteza?

Estes são os pontos de partida para uma reflexão virtual entre personalidades da ciência e da medicina, para identificar as marcas positivas e negativas da COVID-19 e melhor nos preparar para os tempos vindouros.

 


 

Pedro Pinto
Pedro Pinto
Moderador
Subdiretor de Informação da TVI
Dr. Miguel Guimarães
Dr. Miguel Guimarães

Bastonário da Ordem dos Médicos. Especialista em Urologia pelo Hospital de São João. Co-Fundador da Associação Nacional de Jovens Médicos.

Dr. Tiago Santos
Dr. Tiago Santos

Presidente da Sociedade Portuguesa para o Estudo da Saúde Mental. Psiquiatra no Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental do Centro Hospitalar do Baixo Vouga - Consulta de Perturbações do Comportamento Alimentar.

Prof. Doutor Pedro Simas
Prof. Doutor Pedro Simas

Virologista e investigador principal do Instituto de Medicina Molecular (IMM) da Universidade de Lisboa. Professor na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.