Enfrentando uma situação sem precedentes a nível Mundial torna-se necessário garantir a qualidade e acesso aos cuidados de saúde pelos portugueses. A gestão do doente com problemas do Aparelho Digestivo tornou-se um desafio diário, designadamente aqueles com doença hepática, a necessitarem de cuidados por vezes inadiáveis.

Sendo esta uma população particular pelas comorbilidades associadas e aumento do risco de complicações, qual a melhor abordagem a estes doentes? Quais os cuidados a ter? Quais a novas estratégias de tratamento? Como fazer o seu acompanhamento, no ambulatório e no internamento? Como lidar com o mundo eletrónico, "não presencial"?

Especialistas em Gastrenterologia vão responder a estas e outras questões, numa conversa virtual, explicando como é que estão a cuidar dos seus doentes. O foco será colocado nas doenças do fígado, no contexto da COVID-19, através da partilha de casos da prática clínica diária, apontando igualmente as novas estratégias desencadeadas pela pandemia global e pelo estado de emergência nacional.

  • A reorganização das equipas e protocolos de atuação
  • Gestão clínica das pessoas com doença do Aparelho Digestivo (com ou sem COVID-19), em particular com cirrose hepática, hepatite C, carcinoma hepatocelular, transplante hepático.
  • Acompanhamento e aconselhamento do doente e dos seus cuidadores

Apoiado pela Gilead, este webinar será transmitido em direto através de plataforma eletrónica adequada

 


 

Ana Branquinho
Ana Branquinho
Moderadora
News Farma
Prof. Doutor Rui Tato Marinho
Prof. Doutor Rui Tato Marinho

Professor da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. Diretor do Serviço de Gastrenterologia e Hepatologia do Centro Hospitalar Lisboa Norte. Presidente da Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia. Membro da Assembleia Geral da União Europeia de Gastrenterologia. Advisor do Governing Board do European Liver Patient Association. Membro do Viral Hepatitis Prevention Board. Medalha de Mérito da Ordem dos Médicos. Membro do Programa Prioritário das Hepatites Virais (DGS)

Prof. Doutor Guilherme Macedo
Prof. Doutor Guilherme Macedo

Diretor do Serviço de Gastrenterologia do Centro Hospitalar e Universitário São João, Porto. Diretor do WGO Training Center Porto. Professor Catedrático Convidado da Faculdade de Medicina do Porto. Vice-Presidente da Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia. Presidente Eleito da Organização Mundial de Gastrenterologia

Dr. Filipe Calinas
Dr. Filipe Calinas

Assistente Hospitalar Graduado de Gastrenterologia do Centro Hospitalar e Universitário Lisboa Central. Presidente da Associação Portuguesa para Estudo do Fígado (APEF).

Dr. Rodrigo Coutinho
Dr. Rodrigo Coutinho

Cofundador da Associação de Recuperação de Toxicodependentes “Ares do Pinhal” (IPSS). Assistente Graduado Sénior de Psiquiatria no CAT de Xabregas de Março. Coordenador clínico do Programa de Substituição de Baixo Limiar de Exigência de Lisboa (PSBLE). Supervisor clínico do projeto de Micro Eliminação da Hepatite C no PSBLE em parceria com as consultas de Gastrenterologia dos Hospitais de St. ª Maria, Egas Moniz e Capuchos.