Neste tempo conturbado que vivemos, é preciso não esquecer as doenças respiratórias crónicas que continuam a requerer uma monitorização atenta e têm um grande impacto a nível do Serviço Nacional de Saúde. Em Portugal, a asma afeta cerca de um milhão de pessoas, mas apenas 57% dos indivíduos têm a doença controlada.

Se o regresso à ‘vida normal’, são as palavras de ordem neste momento, é preciso esclarecer as pessoas com asma como poderão retomar as suas atividades, com tranquilidade e precaução, e de que forma será estabelecido o acompanhamento regular e presencial do seu médico.

Para assinalar o Dia Mundial da Asma e debater as preocupações atuais desta população, três especialistas e representantes na matéria − Associação Portuguesa de Asmáticos (APA), Associação Portuguesa de Pessoas com DPOC e outras Doenças Respiratórias Crónicas (RESPIRA) e Movimento de Doentes pela Vacinação (MOVA) – vão trazer para a conversa virtual tópicos como:

  • a prevenção, os sintomas e o tratamento da asma
  • a retoma / reformulação do acompanhamento médico
  • as preocupações dos doentes
  • as medidas de proteção adicionais a estes doentes

 


 

Catarina Jerónimo
Catarina Jerónimo
Moderadora
News Farma
Dr. Carlos Alves
Dr. Carlos Alves

Coordenador de Pneumologia – CUF Almada. Consultor de Pneumologia do Centro Hospital Barreiro-Montijo. Assistente Graduado no Hospital Nossa Senhora do Rosário. Assistente Hospitalar da área respiratória, dedicando-se à alergologia respiratória (asma/rinite alérgica), doença pulmonar obstrutiva crónica, apoio à cessação tabágica e à síndrome da apneia do sono.

Dr. Mário Morais de Almeida
Dr. Mário Morais de Almeida

Presidente da Associação Portuguesa de Asmáticos (APA). Consultor do Serviço de Imunoalergologia e Gestor do Risco Clínico, no Hospital de Dona Estefânia – Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central. Coordenador do Centro de Imunoalergologia do Hospital CUF Descobertas.

Dra.ª Isabel Saraiva
Dr.ª Isabel Saraiva

Presidente da RESPIRA – Associação Portuguesa de Pessoas com DPOC e outras Doenças Respiratórias Crónicas. Fundadora do MOVA – Movimento de Doentes pela Vacinação. Presidente da European Lung Foundation.