NULL


 

Os doentes do foro cardiovascular têm risco acrescido para complicações relacionadas com a COVID-19. Sendo a hipertensão arterial o principal fator de risco vascular e o mais comum nos casos mais graves de COVID-19, a Sociedade Portuguesa de Hipertensão (SPH) não podia deixar de se colocar na primeira linha das Sociedades Científicas às quais este assunto interessa de forma particular. Com esse objetivo, a SPH promove o webinar intitulado "COVID-19 e Risco Vascular - da fisiopatologia à morbimortalidade", moderado pelo seu presidente, Dr. Vítor Paixão Dias, ao qual se junta um painel de três especialistas para abordar vários aspetos, à luz da evidência científica mais recente, tais como:

  • Fisiopatologia da infeção pelo SARS-Cov-2 e potenciais implicações sobre o risco vascular

  • Epidemiologia da COVID-19 e perfil de risco vascular – o que nos diz a evidência disponível

  • Morbimortalidade por COVID-19 e risco vascular: influências protetoras e/ou inconvenientes das terapêuticas cardiovasculares?

  • Consequências do impacto económico da COVID-19 sobre o risco vascular

De forma a ampliar a mensagem da SPH e o conhecimento científico na área do risco cardiovascular e sensibilizar a comunidade, este webinar é aberto a médicos, outros profissionais de saúde e a toda a população

 


 

Dr. Vítor Paixão Dias
Dr. Vítor Paixão Dias

Diretor do Serviço de Medicina Interna do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia / Espinho, EPE. Especialista em Hipertensão Clínica da Sociedade Europeia de Hipertensão. Presidente da Sociedade Portuguesa de Hipertensão

Dr.ª Vitória Cunha
Dr.ª Vitória Cunha

Coordenação da Consulta Externa de Hipertensão Arterial do Hospital Garcia de Orta. Membro da Direção da Sociedade Portuguesa de Hipertensão. Membro da Coordenação do Núcleo de Estudos de Risco e Prevenção Cardiovascular da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna.

Prof. Doutor Jorge Polónia
Prof. Doutor Jorge Polónia

Professor de Medicina Interna da Faculdade de Medicina do Porto. Professor Catedrático (Convidado) de Medicina da Universidade de Aveiro. Coordenador da Unidade de Farmacovigilância do Porto. Consultor Sénior da Unidade de Hipertensão Arterial e Risco Cardiovascular do Hospital Pedro Hispano. Especialista em Medicina Interna e Farmacologia Clínica. Especialista Europeu em Hipertensão Clínica (ESH). Ex-Presidente da Sociedade Portuguesa de Hipertensão.

Prof. Doutor Luís Martins
Prof. Doutor Luís Martins

Médico cardiologista sénior com o grau de assistente hospitalar graduado sénior e professor associado da Universidade Fernando Pessoa (UFP). Diretor clínico do Hospital Escola da UFP e coordenador do Serviço de Cardiologia desse mesmo hospital. Ex-presidente da Sociedade Portuguesa de Hipertensão.