Com o foco de atenção centrado na COVID-19, têm ficado para segundo plano outras doenças e condições de agravamento da nossa saúde que podem ser mortais se não forem tratadas a tempo. Doenças cardiovasculares, hipertensão, diabetes, colesterol e outras comorbilidades não meteram férias… é preciso bem informar e agir junto da população para salvar vidas.

Perante números de mortalidade não relacionada com a COVID-19, que registam uma subida comparada com o período homólogo do ano passado, os especialistas estão preocupados.

Será que os primeiros sinais de acidente vascular cerebral (AVC) ou enfarte agudo do miocárdio estão a ser menosprezados pela população? Por motivo de confinamento e medo da COVID-19, não estão a ser procurados os serviços médicos em momentos decisivos?

Especialistas de Medicina Interna e Cardiologia juntam-se numa conversa virtual, empenhados em aconselhar as pessoas e motivá-las a vigiar a sua saúde:

  • Controlar os fatores de risco
  • Manter a medicação crónica
  • Recorrer aos serviços de saúde e linhas de urgência em caso de sinais de AVC e enfarte
  • Identificar as populações de risco e saber como se comportar

TTECN202S2CG, abr/2020


 

Débora Almeida
Débora Almeida
Moderadora
News Farma
Prof. Doutor Jorge Polónia
Prof. Doutor Jorge Polónia

Professor de Medicina Interna da Faculdade de Medicina do Porto. Professor Catedrático (Convidado) de Medicina da Universidade de Aveiro. Coordenador da Unidade de Farmacovigilância do Porto. Consultor Sénior da Unidade de Hipertensão Arterial e Risco Cardiovascular do Hospital Pedro Hispano. Especialista em Medicina Interna e Farmacologia Clínica. Especialista Europeu em Hipertensão Clínica (ESH). Ex-Presidente da Sociedade Portuguesa de Hipertensão.

Dr. Carlos Aguiar
Dr. Carlos Aguiar

Assistente Graduado de Cardiologia do Hospital Santa Cruz, Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental, onde é o Coordenador da Unidade Avançada de Insuficiência Cardíaca. Assistente do Departamento de Medicina Interna, da Faculdade de Medicina da Universidade Nova de Lisboa. Assessor de Coordenação Nacional de Doenças Cérebro e Cardiovasculares da Direcção-Geral da Saúde. Editor do Global Heart Journal. Conselho Editorial da Revista de Diagnóstico e Terapia Cardiovascular. Membro do Comité de Assuntos Globais da European Society of Cardiology (ESC).

Dr. Almeida Nunes
Dr. Almeida Nunes

Especialista em Medicina Interna do Hospital Lusíadas Lisboa. Especialista em Medicina Interna na Clínica Médica Integrada Almeida Nunes (CLIMI). Ex-Assistente graduado de Medicina do Hospital Santa Marta.